Projeto ressocializa presos na comarca de Sonora

"Nem todas as comarcas do interior têm local adequado para o cumprimento de pena privativa de liberdade nos regimes aberto e semiaberto em decorrência de condenação criminal. Temendo que a falta de estrutura resulte em inefetividade na execução destas penas, uma proposta está facilitando a ressocialização dos reeducandos na comarca de Sonora: o Projeto Novas Lentes, Novo Olhar". Segundo o juiz Francisco Soliman, que atua naquela comarca em substituição legal, pelo projeto, uma das condições obrigatórias para o cumprimento da pena nos regimes semiaberto e aberto é a participação em reuniões periódicas, convocadas pelo Conselho da Comunidade e realizadas na Câmara Municipal". Soliman ressalta que, além da ressocialização, o projeto tem por objetivo auxiliar na diminuição dos índices reincidência e, consequentemente, aumentar os níveis de segurança na cidade, e destaca também que todos os envolvidos no projeto são voluntários, lembrando que são utilizados recursos existentes na comunidade local. "As reuniões visam ouvir os reeducandos, a fim de conhecê-los, entender seus dilemas, sensibilizá-los e permitir que repensem suas condutas e reflitam sobre os motivos que levaram à condenação, permitindo, com isso, que possam ser reinseridos positivamente na sociedade”, completou o juiz.